Esse diagnóstico é real! Os fatos mostram que a comunicação eficaz é uma grande aliada também para a área da saúde. Particularmente, vivenciei momentos bem diferentes que me permitem exemplificar o título desse artigo. Há algum tempo, quase desisti de um tratamento médico devido a forma como o profissional da saúde me atendia e se “comunicava” comigo nas consultas. Suas palavras eram confusas para mim, pois ele sempre utilizava um discurso técnico, sem muita explicação; e sua postura denotava autoridade e distanciamento. Como paciente, invariavelmente, saia do consultório insegura, cheia de dúvidas e sem saber o que fazer, já que não me sentia confortável em buscar as respostas em outro lugar que não fosse confiável.

Mas por outro lado, também já tive a grata felicidade de ser atendida por médicos que possuem a consciência e a habilidade necessárias para um atendimento empático, com informações claras, seguras e objetivas. Como a boa comunicação é vital para a área da saúde

Uma relação de confiança e atenção

Estamos falando de uma área que trata de doenças e situações dolorosas de nosso corpo e porque não de nossa alma. Nesses momentos nos tornamos ansiosos e fragilizados, e, logicamente, temos no médico o nosso maior porto seguro, aquele que para nós tem o conhecimento para nos devolver um bem tão precioso para nossa vida – a saúde.

E, como pacientes, nosso maior desejo nesses momentos é não só encontrar um profissional que tenha toda qualificação técnica para nos tratar, como também, que tenha habilidade de comunicação para nos transmitir o acolhimento e a confiança que buscamos através de palavras, gestos e postura. Isso também está diretamente relacionado com o prazer em seu ofício e com a clareza nas informações para que possamos compreender seu diagnóstico em relação ao quadro de nossa saúde ou enfermidade. Para tudo isso, a boa comunicação é a receita infalível.

Vivência pessoal aliada a experiência profissional

Falo isso não só como profissional de comunicação, mas também como uma ex-paciente de um câncer de ovário que ouviu de um médico o diagnóstico infeliz de “2 anos de sobrevida”. Mas por sorte e não conformada, busquei outros diagnósticos, e tive a felicidade de encontrar outro médico oncologista que, com sabedoria, humanismo e uma habilidade clara para se comunicar com seus pacientes, me fez compreender a situação pela qual passava, me tranquilizou e me tornou confiante, considerando que tudo é possível na medicina, inclusive a cura a partir de um bom tratamento. E foi o que aconteceu! Hoje, estou aqui escrevendo este artigo, após 16 anos dessa experiência.

A comunicação é uma competência que vale ser desenvolvida

Portanto, como a comunicação é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, acredito que os profissionais da saúde têm muito a ganhar ao se permitirem aliar mais essa habilidade à tão nobre missão que possuem, que é a de salvar vidas.

Com certeza, a habilidade de comunicação na saúde potencializa a qualidade do atendimento médico, ajuda seus profissionais a alcançarem mais assertividade no compartilhamento dos diagnósticos, possibilita mais tranquilidade, serenidade e confiança aos pacientes durante as consultas, promove a humanização, amenizando as angústias e fortalece o seu grande propósito  – a vida.

A comunicação é uma habilidade que impacta positivamente a vida em todas as áreas e potencializa as competências técnicas de todo profissional. Dominar essa habilidade é a certeza de se obter melhores resultados para os relacionamentos pessoais e profissionais.

Desenvolva sua habilidade de comunicação e nunca mais terá insegurança para se posicionar, negociar e liderar.

Quer saber como desenvolver sua Comunicação? Baixe o Ebook gratuito de Comunicação Assertiva – Clique aqui!

Abraços

Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira

Pin It on Pinterest

Share This